Fernando Neves e seu personagem que se julga o dono do lugar



Na trama de 'OHQND' Fernando Neves é o coronel Abílio. Em conversa rápida o ator comentou sobre o seu personagem: “Embora esse coronel seja mais no estilo 'pavão' – que acha que manda, que é o dono do lugar -, não tem aspecto de pessoa má. O que fica evidente é a 'pavonice' dele. Criei um gesto especifico pra caracterizar o personagem e olho pras pessoas com o rosto lá pra cima. O coronel Abílio é um homem que pode chegar à violência e à crueldade, dominou a cidade por ser rico, pensa que as pessoas têm medo dele, mas, na verdade, todo mundo fica é rindo por detrás. Mas não vamos entregar o personagem, né? Como não temos mais coronéis, vou usando as histórias do povo daqui e seguindo minha intuição de ator para compor o tipo.”

Fernando veio de Belém, Pará, participou de vários outros filmes, é ator de teatro, fez radionovela e chegou a Salvador em 1976. Sues últimos trabalhos no cinema foram: Eu me Lembro, do próprio Edgard Navarro; Cascalho, de Tuna Espinheira; e O Enfermeiro, longa-metragem adaptado de um conto de Machado de Assis, de autoria de um professor da FTC.

Eu Me Lembro, de Edgard, é um filme que me marcou muito porque, até então, eu jamais tinha experimentado ganhar uma premiação. Devo a este filme, no 38º Festival de Cinema de Brasília, em 2005, quando coincidentemente comemorei 50 anos de carreira, o prêmio de melhor ator coadjuvante. O Teatro Nacional de Brasília tem mais de 2mil lugares, estava repleto, e aquilo foi uma emoção enorme na minha vida!”, contou-nos o ator.

Sobre ser dirigido por Edgard, declarou: “como ele tem experiência como ator, acho que reverte isso em generosidade e respeito a nós, atores, nos induzindo a chegarmos exatamente ao ponto em que ele quer. Edgard tem uma força incomensurável dentro dele e tem repetido o quanto este filme é um divisor de águas na carreira dele.”

2 comentários:

Lucian disse...

Estive ontem a noite com esse excelente! Estava em um festival de cinema da minha cidade que durou essa semana toda. Durante o dia haviam algumas oficinas onde ele passou um pouco de sua experiência para jovens e futuros autores! Nesta noite passada assisti o filme "Eu me lembro" Adorei! Quando cheguei em casa não suportei a curiosidade de saber de outros trabalhos desse ator... Assisti um curta no youtube chamado "Orgia" Muito bom também.
Belo post :D

Lucian disse...

futuros atores*