Fernando Fulco, o 'cego velho'




Um homem, outrora aristocrata, perdeu tudo até falir definitivamente. Mas este ex-aristocrata é também cego, homossexual e provocador, do tipo que se masturba na praça central da cidade só pra chocar a população. Assim é o 'cego velho', personagem de Fernando Fulco na trama de Edgard Navarro.

Há 34 anos o ator estreava num grupo de teatro amador com a criação coletiva Pau e Osso, uma trupe criada com a finalidade de questionar a ditadura militar, no Teatro Martin Gonçalves. As peças mais significativas de sua carreira foram Saltimbancos, de Maria Idalina; Bente e Álbum de Família, de Fernando Guerreiro, e Alice e Bahau, com Márcio Meireles.

O primeiro convite pra atuar em cinema veio do próprio Edgard: "foi pra fazer Eli Catazan e contracenava, como agora, com Inaldo Santana", comenta, referindo-se ao parceiro de elenco de 'OHQND'. No premiado Superoutro, Fulco fez um dos guardas que prendia o louco "quiquizofrênico" - personagem de Bertrand Duarte -, com quem também trabalha novamente em 'OHQND'. Atuou também em Central do Brasil, de Walter Salles; e em Cidade Baixa, do baiano Sérgio Machado.

Fulco lê suas falas e decora seus textos, mas declara ser um ator que se deixa conduzir pelo diretor: “Sempre tive sorte com os diretores, todos me deram liberdade de atuação. Confio totalmente em Edgard pra arriscar isso e o elenco selecionado por ele para 'OHQND' vem basicamente do teatro baiano, então, quando estes atores se encontram, o trabalho vira um enorme prazer e festa. É ótimo!”

Nenhum comentário: